quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012


Dúvidas sobre a carreira de modelo que todos precisam saber


Então, como sempre aparecem pessoas me perguntando bastante coisas sobre a vida ou carreira de modelo, decidi fazer um post com TODAS as dúvidas possíveis pra vocês!

Existe altura máxima pra ser modelo?
Na verdade depende de onde você mora ou onde pretende ir. E o mais importante, existem dois tipos de modelo: a fashion e a comercial.
A modelo fashion é aquela que tem uma beleza diferente, uma beleza exótica. A modelo fashion que faz desfiles, editoriais de moda mais "diferentes", como os das revistas de moda.
A modelo comercial é aquela que tem uma beleza mais aos olhos de todos, aquela que todos acham bonitinha, com um sorriso encantador e um corpo não tão magro. É aquela que faz propagandas, catálogos de marcas, fotos mais comerciais mesmo.
Então se depende mesmo da sua beleza, se você vai ser comercial não precisa ser tão alta, porque na foto não aparece tanto se você é alta ou baixa. Se você for uma modelo fashion tem que ter no mínimo 1,73 de altura.


Como começo minha carreira de modelo?
Pra você começar você só precisa ter um corpo magro, uma altura boa, ser fotogênica (porque é isso que conta nos castings) e o mais importante: procurar uma agencia realmente boa.
Se você gosta de moda vá aos desfiles da sua cidade! Sempre tem algum booker de olho e pode achar você, só pesquise bem a agência que ele trabalha.

O que quer dizer...?
Casting: Casting é quando tem um teste pra escolher a modelo que vai fazer o trabalho.
Booker: É uma pessoa que trabalha na agencia de modelos que cuida dos trabalhos que você vai fazer, que escolhe novos modelos ou ajuda a escolher.
Cachet: Mais conhecido como "cachê", é o dinheiro que você recebe pelos trabalhos que faz.
Composite: Composite é aquele papel que tem uma foto principal na frente e quatro fotos atras com o nome e as medidas da modelo, assim como esse meu:


A agencia que eu fui não me aceitou, e agora?
Se não te aceitaram porque não estava com as medidas ideais, não desista! Se esse é o seu sonho e você tem realmente jeito pra coisa basta emagrecer ou engordar, esperar mais um pouco. Quando for pra ser será!


Como é um casting?
Depende pra que ele é. Se ele for pra fotos, talvez vão te pedir pra tirar algumas, e você vai ter que mostrar que é realmente boa.
Se for um casting pra desfile você espera sua vez e desfila, faz o seu melhor, e se gostarem... tá dentro!


Algumas dicas para iniciantes é:
1- Teste poses e carão no espelho! Você vê o lado que te valoriza e aprende muito, porque acaba que você vai conhecendo mais seu rosto e corpo.
2- Tire bastante fotos em casa! Foram as fotos que eu tirava de mim mesma que me fizeram aprender caras e bocas, poses também.
3- Desfilar na frente do espelho também ajuda muito! Se você ver um desfile na internet e prestar bastante atenção nas pernas e braços das modelos você testa fazendo na frente do espelho, depois e vai você mesma se concertando.
4- Evite comer massas e besteiras, refrigerante então desista! Se você ama salada coma, porque faz bem pra pele e pro corpo. Besteira só uma vez na semana e olhe lá!
5- Seja uma pessoa carismática! Todos amam pessoas alegres e que são super simpáticas, então ai fica a dica!


Ser modelo dá muito dinheiro?
Você já parou pra pensar quantos milhões de modelos existem pelo mundo? Ser escolhido pra um trabalho já é MUITA coisa. Agora a questão é sorte! Se você der a sorte de ter um rosto que todos amam e pegar muitos trabalhos você pode ate juntar um dinheirinho. Agora ser milionário... Só Gisele Bundchen gata!

Como eu sei se a minha agencia é boa?
O meu critério é se a agencia faz muitos trabalhos, se as modelos da agencia são as que desfilam pros grandes desfiles da cidade/estado, se as modelos são de boa qualidade... Com tudo isso já dá pra saber se a sua agencia é realmente boa!


Olha, na verdade não adianta insistir em ser modelo se você não tem o biotipo, só vai te fazer sofrer pelos "nãos". Não é só ser bonita que conta, ou ser magra e alta. Tem que gostar de verdade sabe? Não adianta fazer pelo dinheiro, ou porque você fica "famosinha". Depois de um tempo que você é modelo, se não gostar você cansa, desiste sabe... As meninas começam bem cedo, saem da escola na oitava série, ou no começo do ensino médio pra viajar pra fora e depois veem que não é aquilo que queriam e depois ta lá, velha e tendo que fazer o ensino médio ainda.
Eu tive certeza que queria isso mesmo depois de velha, desde criança tive sempre vontade, mas não era aquela coisa de "vou morrer se não for modelo". Quando eu vi que era aquilo mesmo eu comecei e to amando, eu AMO de verdade, não trocaria moda por nada na minha vida. Quando eu ficar velha e tal vou seguir carreira nesse ramo, porque eu amo backstage, eu amo correr pra trocar de roupa nos desfiles, eu AMO tirar fotos. Então não fica achando que ser modelo é facil não, porque você tem que esperar, ficar com fome quando não tem almoço pra você, fazer fotos de biquini no frio ou com roupas de neve no calor do verão... Esperar pra castings, pra desfiles, pra fotos, e NUNCA pode se atrasar. Agora se você ama como eu, nunca desista, nunca abandone. Vale a pena fazer o que gosta, MUITO a pena.
Agora se não é mesmo ser modelo que é seu destino segue alguma carreira no ramo, garanto que você vai sofrer menos e amar milhões de vezes mais!




Por Gizele

10 comentários:

  1. Adorei o post,muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Adooooooooorei Gizele,ótima dica para as meninas que acham que ser modelo é como contos de fada.Mostrando a realidade.Curtir milhões de vezes,modelo profissional =)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, muita gente já me disse pra investir na carreira de modelo, por eu seu alta e magra de nascença, mas não é isso que quero pra mim sabe? Além disso é uma carreira bem difícil de se estabelecer e a concorrência é enorme! O blog tá fantástico, beijos, Yvy.

    http://15andlife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post *-*
    Minha prima fala pra mim investir na carreira, mas meu sonho mesmo é ser psicologa.
    Obrigada por esclarecer tudo!
    Bruna

    ResponderExcluir
  5. Só eu que te acho feia? Achava que pra ser modelo tinha que ter mais corpo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, concordo com vc da minha feiúra, mas pra ser modelo tem que ser bem magra, beeeeeeeeem magra. Por isso fui aceita na melhor agencia de Nova York que tem as modelos mais famosas do Brasil como Alessandra Ambrosio, Carol Trentini, Bruna Tenório e outras, a Women (:

      Excluir
  6. Totalmente produtivo. Na verdade vc está dividindo tudo que passou de uma maneira bem simplificada e realistica. Parabéns pela exposição. Agora... se der me envie uma dica de agencia teen, pode ser?? Tá dificil localizar na net. Brigada .bjks

    ResponderExcluir
  7. O melhor post do Blog e olha que eu leio quase tudo ! rs' Sim, eu estava tentando ser modelo fotográfica, pois várias pessoas já me disseram que sou fotogênica e amo essa vida de câmeras, flashs e moda. Adorei o jeito como voce escreveu o post,me ajudou MUITO, tenho procurado informações há algum tempo sem encontrar, mas voce respondeu a maioria das minhas perguntas. Voce é LINDA, uma modelo muito linda e que vai fazer muito sucesso ainda. Parabéns pelo Blog (:

    ResponderExcluir