quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Conheça um pouco mais das maquinas e lentes antes de comprar!



Todo mundo sabe que as máquinas fotográficas digitais representam uma grande evolução na pratica de tirar fotos, elas representam melhor qualidade da imagem, aplicação de alguns efeitos (Nem todas oferecem), capacidade de armazenar mais fotos, além de algumas funções extras como gravação de vídeos e apresentações de slides, que hoje aparecem em quase todas as máquinas, só que ocorrem muitas dúvidas por haverem muitas opções no mercado, não é mesmo? então vamos a algumas dicas.


1 - Saiba quanto você pode gastar: Nada de passar do orçamento, hoje em dia temos câmeras de todos os preços e uma muito baratas de qualidade muito boa, nada de se descabelar no final do mês pra pagar uma coisa que foge completamente do seu orçamento.

2 – Megapixel x Sensor: Muitos se enganam quando falamos de Megapixel, não, isso mesmo, não, eles não significam uma qualidade de foto melhor, sendo assim é o tamanho do sensor que realmente vai ajudar a definir que câmera você vai comprar, em aparelhos menores o sensor não tem alta capacidade de captar a luz e transformar em imagem, por isso que quando trabalha-se com muitos megapixels aparecem ruídos nas fotos, então uma dica muito boa é veja amostras de imagens antes de comprar sua câmera.

3 – Zoom, macros e opções: Muitas de vocês quando vão comprar uma máquina buscam por uma melhor opção de zoom, mais saibam, nas digitais existem dois tipos de aproximação: a real e a digital (O zoom real tem um limite, a partir desse limite a câmera utiliza o zoom digital, que é a aproximação da imagem sobre o limite do zoom real, como se fosse um zoom falso, porque é o mesmo que levar a imagem ao computador, dar zoom e recortar a imagem.). Por isso, não deixe se enganar quando o vendedor diz que a câmera tem um zoom de 100x pois isso provavelmente será apenas zoom digital. Agora, com as câmeras com lentes intercambiáveis observe que será necessário comprar outras lentes para que você possa conseguir a amplitude focal de uma câmera compacta. Outro detalhe para observar na lente da câmera é a possibilidade de fotografar em macro (Que é a possibilidade de focar objetos menores, e pra quem gostar de fotografar como hobby é uma função mais do que essencial!), observe também as possibilidades que a câmera lhe oferece, seja elas semi, profissionais ou as mais simples, muitas delas oferecem a possibilidade de adquirir acessórios que transformam a lente, como funções macros, teleobjetiva (estrutura de uma objetiva fotográfica de grande distância focal na qual o comprimento físico da lente é menor que a distância focal.), olho de peixe ou grade ocular.
Jogo de lentes teleobjetivas.

Jogo de lentes teleobjetivas.

4 – ISO: Capacidade de fotografar com pouca iluminação: Preste bem atenção, esse é um fator determinante para a qualidade da imagem, e ainda mais, ele pode ser um elemento favorável pra quem gosta de fotografar sem flash, assim como eu! (Lembram das fotos do meu amigo Jean? TODAS sem flash.), resumidamente falando, quanto mais alto o ISO maior a capacidade do sensor de captar luz e transformar a imagem, mesmo em ambientes escuros, ou seja, quanto maior a variedade do ISO da câmera, melhor, mas CUIDADO, o ISO também é um dos maiores responsáveis pelos ruídos nas fotos. Olhe alguns exemplos:

 Dynax 7D - foto com ISO 100.
Dynax 7D - foto com ISO 3200.
Então galera, essas são as dicas que eu considero MAIS importantes na hora de comprar uma máquina fotográfica, muitas pessoas perguntam e se confundem por causa do próprio vendedor do produto, mas é simples, observe e teste, porque é melhor você saber a qualidade do produto que está comprando.
E lembre-se, não saia do seu orçamento, o que é o mais importante!




Por Mariana

Um comentário: